Vivo EmpresasÍcone Menu

voltar para blog

Internet

Não registrado na rede: O que significa e como resolver

Redator Macro

Redator Macro

Celular

Lidar com a mensagem "Não Registrado na Rede" pode ser frustrante para qualquer usuário de smartphone. 

Esse problema, caracterizado pela incapacidade do celular em se conectar à rede móvel mesmo apresentando sinal, pode ocorrer por diversos motivos. 

Se você se encontra nessa situação, não se preocupe: aqui estão algumas soluções que podem ajudar a restaurar sua conexão.

Como resolver o problema “Não Registrado na Rede”

1 - Verifique as Configurações do Aparelho

Uma das primeiras coisas a fazer é acessar as configurações do seu dispositivo

Config

Em smartphones diferentes, essa opção pode variar de local, mas geralmente, está sob o menu "Conexões". 

Uma vez lá, dirija-se ao gerenciamento de cartão SIM para assegurar que o chip está sendo reconhecido pelo aparelho. 

Se estiver tudo certo, prossiga para as "Redes Móveis" e confira os pontos de acesso. 

Uma restauração para os padrões de fábrica nesta seção pode ser necessária – isso irá resetar as configurações de APN para os valores padrão, que podem resolver o problema.

Acessar
Mensagem

2 - Seleção de Banda e Rede

Caso o problema persista, explore a seção de "Seleção de Banda" nas configurações de rede. 

Config

Em áreas onde a cobertura 4G ou 3G é instável, alterar manualmente para uma banda diferente pode ser a solução. 

Conecxão

Lembre-se de retornar à configuração "Automático" após os testes para garantir a melhor conexão possível em diferentes localidades.

VEJA TAMBÉM | Como ativar chip da Vivo

3- Escolha de Rede Manual

Se o problema de conexão ainda estiver presente, tente selecionar sua rede manualmente. 

Rede

Esta opção está disponível nas configurações de rede, permitindo que você escolha sua operadora específica entre as disponíveis na área. 

Uma vez selecionada, um sinal de "Registrado na Rede" deve aparecer, indicando que o problema foi solucionado.

4 - Verifique o Modo Avião e a Integridade do Chip

Um simples esquecimento pode ser a raiz do problema: certifique-se de que o modo avião está desativado. 

Rede ativa

Além disso, verifique se o chip está corretamente inserido no slot e livre de sujeira ou danos. Um chip mal inserido ou sujo pode impedir que o telefone se registre na rede.

5 - Teste com um Chip Diferente

Se, após todas as etapas, o problema persistir, experimente usar um chip diferente no seu aparelho. Isso pode determinar se o problema está no chip ou no dispositivo. 

Lembre-se, chips inativos ou de operadoras incompatíveis com o seu aparelho também podem causar essa mensagem de erro.

O que causa o problema “Não registrado na rede”

O problema de "Não Registrado na Rede" em celulares pode ser causado por diversos fatores, afetando a capacidade do aparelho de se conectar à rede móvel. Vamos explorar as causas mais comuns:

  • Problemas com o Cartão SIM: Uma das causas mais comuns para o erro "Não Registrado na Rede" é um problema relacionado ao cartão SIM. Isso pode incluir um chip mal inserido, danificado ou sujo. Também pode ocorrer se o chip não estiver ativado ou se for incompatível com o smartphone ou a rede da operadora.
  • Configurações de Rede Incorretas: Configurações de rede incorretas ou corrompidas no smartphone podem impedir a conexão com a rede móvel. Isso pode incluir configurações de APN incorretas, problemas na seleção de banda ou modos de rede inadequados.
  • Problemas de Software ou Firmware: Falhas de software ou firmware desatualizado podem levar a problemas de conexão de rede. Um bug no sistema operacional ou um firmware incompatível pode impedir o telefone de se registrar na rede.
  • Questões de Cobertura ou Rede da Operadora: Às vezes, o problema pode estar fora do dispositivo, como em áreas com cobertura de rede fraca ou inexistente. Além disso, problemas técnicos na rede da operadora também podem causar esse erro.
  • Modo Avião ou Configurações de Voo: Se o modo avião estiver ativado, o celular não poderá se conectar a qualquer rede móvel. É uma causa simples, mas frequentemente ignorada.
  • Restrições da Operadora ou do País: Em alguns casos, o celular pode estar bloqueado para operar apenas com certas redes ou em certos países, especialmente se for um dispositivo comprado em outro país ou bloqueado por uma operadora específica.
  • Problemas de Hardware: Embora menos comum, problemas de hardware, como uma antena defeituosa ou danos ao sistema interno do telefone, podem impedir a conexão de rede.

Vivo Fibra 200 Mega

Assine internet rápida para a sua empresa! Ganhe Wi-Fi grátis, Vivo Protege Empresas e receba o técnico no local em até 4 horas.

Mais informações

Vivo Fibra 400 Mega

O plano Vivo Fibra com 400 Mega é ideal para navegar à vontade! IP Fixo, Wi-Fi grátis, Vivo Protege e visita técnica em até 4 horas incluídas.

Mais informações

Vivo Fibra 500 Mega

Assine um plano de internet com ultravelocidade para turbinar o seu negócio! IP Fixo, Wi-Fi grátis e vantagens especiais.

Mais informações
Redator Macro

Escrito por

Redator Macro

compartilhe esse blog

Relacionados

Quem leu, se interessou

Conheça alguns produtos Vivo para Empresas

Planos de internet Vivo para Empresa

Descubra as soluções ideais para sua empresa com a Vivo! Clique aqui e encontre o plano perfeito para o sucesso do seu negócio

Ir para Vivo Empresas

Planos de celular Vivo para Empresa

Descubra as soluções Vivo Móvel para Empresas! Clique aqui e transforme a comunicação do seu negócio com planos personalizados.

Ir para Vivo Móvel Empresas

Internet Fibra Vivo para Empresas

Eleve a velocidade e eficiência da sua empresa com Vivo Fibra! Clique e veja como nossas soluções podem impulsionar seu negócio.

Ir para Vivo Fibra Empresas

Internet Fibra + Telefone Fixo Vivo para Empresas

Descubra a sinergia perfeita: Internet Fibra ultrarrápida e Telefone Fixo confiável. Tudo que sua empresa precisa em um único pacote. Saiba mais!

Ir para Vivo Fibra + Fixo Empresas

Combos Vivo para Empresas

Máxima eficiência com Vivo Total Empresas: internet de alta velocidade, celular e telefone fixo, tudo em um plano exclusivo para seu negócio.

Ir para Vivo Total Empresas

Roteador Portátil Vivo

Com Vivo Box, você tem internet de alta velocidade e segurança para sua empresa, mesmo em locais sem infraestrutura de internet fixa.

Ir para Vivo Box

IP Fixo Vivo para Empresas

Com IP Fixo, sua empresa desfruta de uma conexão de internet segura, estável e confiável, ideal para atender a negócios de todos os tamanhos.

Ir para IP Fixo